CARTA DO MINISTRO GERAL AO IRMÃO DOM FREI TOMASSO VIGLIETTI, ATÉ AQUI ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO PAULO


«Cumpra a sua missão com fidelidade" (1Tm 6,14)

Caríssimo Irmão, Paz e bem!

Após receber a notícia do encerramento de vossa missão como arcebispo da Igreja Particular de São Paulo, venho saudá-lo fraternalmente e agradecer por todo empenho que dedicastes à frente desta missão.

Sabemos que não buscamos glória para nós mesmos, afinal se assim fosse o nosso ministério estaria esvaziado de significado. Nosso sucesso consiste em fazer com que Cristo apareça, e nós diminuamos (cf. Jo 3,10). De modo especial, como filhos espirituais de São Francisco, também tomamos para nós essa máxima, como instrumentos do Senhor na construção do seu Reino.

Como Arcebispo, o senhor não se esqueceu destes valores, colocando em primeiro lugar sempre o Evangelho, agindo de modo discreto, mas incansável, para que o trabalho pastoral e espiritual do rebanho desta Igreja particular fosse levado adiante. A reorganização da Cúria, bem como a atenção dada às paróquias é o legado que deixas como pastor deste rebanho. "Cumpra a sua missão com fidelidade" (1Tm 6,14), nos diz o Senhor. O senhor cumpriu mais esta etapa em seu ministério com fidelidade. E agora, vamos para "águas mais profundas" (cf. Lc 5,4), certos de que será sempre Cristo nosso timoneiro.

Um abraço fraterno!

Convento Nossa Senhora dos Anjos, 22 de janeiro de 2025.

Fr. Marcus Antonius Di Vegesela, OFMCap
Ministro Geral