CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA

Cidade do Vaticano, 06/01/2025.

Aos Reverendíssimos Frades da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos,

Ao celebrarmos o primeiro aniversário da fundação de vossa comunidade, permiti-me elevar ao Altíssimo um hino de gratidão pelas maravilhas que o Senhor realiza em meio ao seu povo. Conforme ensina o Salmista: “Oh! Quão bom e suave é que os irmãos vivam unidos!” (Sl 133,1). Este é o testemunho que vós ofereceis ao mundo: uma fraternidade que reflete a unidade da Santíssima Trindade e a beleza do Reino de Deus.

São Francisco de Assis, vosso Pai e Fundador, exortava seus irmãos: “Guardai-vos de toda soberba, vaidade, inveja, avareza, preocupação e cuidado deste mundo” (Regra Bulada, Cap. X). Inspirados por sua vida e doutrina, vós sois chamados a viver na simplicidade e na pobreza, configurando-vos cada vez mais a Cristo pobre e crucificado, que “sendo rico, fez-se pobre por nós, para que pela sua pobreza nos tornássemos ricos” (2Cor 8,9).

O primeiro ano de vossa existência é um tempo de colheita das primícias do trabalho iniciado com confiança e esperança. Como nos recorda o Apóstolo Paulo: “Quem semeia com largueza, com largueza também colherá” (2Cor 9,6). Em vosso apostolado, na oração assídua, no cuidado com os mais pobres e necessitados, sois sinais vivos do Evangelho, luz para os que caminham nas trevas e conforto para os aflitos.

A Igreja olha com especial carinho para vós, filhos espirituais de Francisco, que nos deixou o exemplo de uma vida totalmente entregue à vontade divina. Como ele, sejais também vós homens de oração, de silêncio e contemplação. Recordai sempre as palavras do Senhor: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” (Jo 15,4). Na intimidade com Cristo, encontrais a força para enfrentar os desafios e a graça para perseverar na missão que vos foi confiada.

Invoco sobre vós a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha dos Anjos, de quem São Francisco foi tão devoto, e a proteção de todos os santos e santas da Ordem Franciscana. Que vossa comunidade seja sempre um lugar onde se respire o amor fraterno, a alegria evangélica e a paz que vem do Senhor.

Por mandato desta Congregação, encorajo-vos a perseverar na vossa vocação e a serdes, em todas as circunstâncias, testemunhas autênticas da misericórdia e da bondade de Deus. Que o Espírito Santo, à semelhança de Pentecostes, vos renove diariamente, inflamando vossos corações com o fogo do amor divino.

Com grande estima em Cristo e confiando vós à graça divina, subscrevo-me,

 Gofredo Tadesco
Praefectus