FREI PIETRO MALDINI GARNACHO OFMCap
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
MINISTRI GENERALIS ORDINIS FRATRUM MINORUM

A todos a que lerem este decreto, uma fraterna saudação de Paz e Bem!

Eu Frei Garnacho, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no uso das atribuições que me são confiadas, após escuta fraterna e discernimento prudente junto ao Conselho, decretamos o fechamento do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, situado no Brasil, único convento franciscano até então existente no Habblet.

Tal decisão é tomada tendo em vista a ausência progressiva de membros, bem como a insuficiente animação e continuidade da vida fraterna entre os poucos irmãos remanescentes, o que inviabiliza, no momento presente, a vivência plena do carisma franciscano em comunidade, conforme nossa Regra e tradições.

Este decreto não apaga os frutos espirituais já colhidos neste convento, nem o zelo e a dedicação daqueles que por ele passaram. Ao contrário, confiamos tudo à providência de Deus, certos de que os tempos de fechamento também fazem parte do caminho de fé, obediência e humildade próprios da nossa vocação.

Determinamos que, a partir desta data, o convento seja oficialmente considerado encerrado, permanecendo seus membros vinculados à Ordem, conforme orientação do Ministro Geral.

Que Nossa Senhora dos Anjos e São Francisco de Assis intercedam por nossa Ordem, para que, no tempo oportuno, novos irmãos possam surgir e novas frentes de missão sejam abertas.

Decretado para conhecimento e cumprimento.
Dado e passado no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, segunda-feira, cinco (05) de janeiro de dois mil e vinte e seis (2026)

+ Mons. Fr. Pietro Maldini Garnacho
Ministro Geral