MENSAGEM  DO PAPA URBANO 
AOS FRADES MENORES CAPUCHINHOS
POR OCASIÃO DO CAPÍTULO GERAL 
DO JUBILEU DOS RELIGIOSOS

Cidade do Vaticano, 15 de Março de 2025

Amados Filhos de São Francisco,

Com grande alegria, dirijo-me a vós, Frades Menores Capuchinhos, reunidos para o vosso Capítulo Geral, ocasião na qual a Ordem escolherá um novo Ministro Geral, sinal de renovação e continuidade na fidelidade ao carisma franciscano. Que este momento seja guiado pelo Espírito Santo, conduzindo-vos a discernir com sabedoria e humildade aquele que melhor poderá servir a Ordem e a Igreja no espírito da minoridade e da fraternidade.

Além disso, no contexto do Jubileu dos Religiosos, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de março, desejo expressar o meu apreço pelo importante papel que a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos desempenhará nesta celebração jubilar. Que este evento seja um tempo de graça e renovação para todos os consagrados, fortalecendo o testemunho evangélico e a dedicação à missão confiada pelo Senhor.
A vossa história está marcada por uma ardente paixão missionária e pelo compromisso com os mais necessitados. Hoje, mais do que nunca, o mundo necessita de testemunhas autênticas da caridade cristã, de homens de oração e de fraternidade, que, com o ardor do Espírito Santo, levem o bálsamo da misericórdia e da esperança aos corações feridos.

Exorto-vos a renovar o vosso compromisso de consagração ao Senhor, fortalecendo a vida comunitária e aprofundando o vosso zelo apostólico. Que cada um de vós possa encontrar na oração, na vida fraterna e no serviço generoso a fonte da própria fidelidade e alegria vocacional.

Confiando-vos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha da Ordem Seráfica, e ao patrocínio do Seráfico Pai São Francisco, concedo de coração a minha Bênção Apostólica, estendendo-a a todos os vossos confrades e às comunidades a vós confiadas.

Fraternalmente, em Cristo,

URBANUS Pp.