São Paulo, 02 de abril de 2025

Eminentíssimo Dom Frei Agnelo Cardeal Rossi, Arcebispo Metropolitano de SãoPaulo,

Escrevo para expressar minha total concordância e apoio à sua carta, na qual você expressa sua angústia e preocupação com o estado atual da nossa Ordem. Seu testemunho e dedicação ao Evangelho e aos pobres são um exemplo inspirador para todos nós.

Compartilho de sua visão de que o semi-tradicionalismo que está sendo imposto à nossa Ordem é um retrocesso e uma traição aos princípios do franciscanismo. A opção pelos pobres e a luta contra as injustiças são fundamentais para a nossa missão e não podemos permitir que sejam substituídas por uma falsa e cômoda submissão às estruturas de poder.

Apoio integralmente sua petição formal ao Dicastério para o Clero e ao Dicastério para os Bispos, exigindo a incardinação imediata de todos os frades capuchinhos na Arquidiocese de São Paulo. É necessário que nos unamos e trabalhemos juntos para evangelizar e servir ao povo, especialmente aos mais pobres e excluídos.

Agradeço sua coragem e liderança em defesa dos valores do Evangelho e do franciscanismo. Estou ao seu lado nessa luta e estou disposto a trabalhar juntos para que a nossa Ordem seja fiel ao seu carisma e missão.

Com gratidão e admiração,

Frei Marcus Di Vegesela, OFMCap

Ministro Geral